O que são e como incluir custos externos nas propostas do Operand

Para contextualizar, as propostas são documentos apresentados pelas empresas, onde constam os serviços/peças e seus respectivos valores, com o intuito de fechar uma venda. No Operand, existe um módulo específico para gerenciar esses documentos 😊 

Durante o andamento e negociação com o cliente, alguns custos podem estar relacionados à proposta e serão de responsabilidade da sua empresa, ou seja, não serão repassados ao cliente. Um exemplo é aquele almoço de negócios para, finalmente, a venda ser fechada, sabe? Essa despesa é considerada  um custo externo! 

Na proposta, logo abaixo do faturamento dos itens, está disponível a inclusão dos custos externos. Você pode cadastrar essa despesa e informar os demais dados, como a quem será pago, referente o que, valor unitário e quantidade. Depois, em editar faturamento, você pode alterar o vencimento, condição e forma de pagamento e valores de cada lançamento, caso tenha mais de um. 


Você pode cadastrar quantos custos externos forem necessários, como aquele relacionado a contratação de um freela para atender ao projeto fechado, como também aos deslocamentos (combustível, transporte coletivo) para ir até o cliente, por exemplo. 

Assim como o faturamento dos itens, para que os custos externos sejam considerados no fluxo de caixa da sua empresa, é preciso enviá-los ao financeiro. 

Ao exportar a proposta, por padrão, esses custos não ficam visíveis para o cliente, mas nada impede que você personalize e considere essa informação no PDF. 

Veja também: